Nigéria

Introdução:

POWERCHINA na Nigéria

A primeira presença da POWERCHINA na Nigéria remonta a 2002, quando sua subsidiária SEPCOIII iniciou seu primeiro projeto, uma Usina de Turbina a Gás de 335 MW, na Nigéria, Papalanto. Desde então, mais e mais subsidiárias da POWERCHINA expandiram seus negócios para a Nigéria.

Nas últimas duas décadas, a POWERCHINA demonstrou sua forte capacidade na construção de infraestrutura, especialmente no setor de energia, por meio da entrega bem-sucedida de uma série de projetos.

No setor de energia, a POWERCHINA concluiu a Fase I e II da Usina Hidrelétrica de Olorunsogo, a Reabilitação da Usina Hidrelétrica de Kainji (1G5, 1G6 e 1G12), a Reabilitação da Usina Hidrelétrica Dadin Kowa como a única empreiteira EPC; desempenhamos o papel de subcontratante chave na Usina Elétrica a Gás de Omotosho; em breve entregaremos a Usina Hidrelétrica de Zungeru de 700 MW como principal empreiteira; e recentemente, iniciamos a Reabilitação e Ampliação da Usina Hidrelétrica de Kainji (1G3, 1G4 e 1G9) para dar à usina uma capacidade extra de geração de 305 MW.

Em outros setores, a POWERCHINA concluiu a construção da estrada de 10,5 km na Zona Franca de Ogun. Atualmente, estamos executando a Reabilitação e Expansão das Barragens do Esquema de Irrigação do Rio Kano no Estado de Kano e a Reabilitação e Expansão das Barragens no Estado de Sokoto sob o Projeto de Transformação da Gestão de Irrigação na Nigéria (TRIMMING).

Além dos projetos mencionados acima, a POWERCHINA realizou pesquisas e análises aprofundadas sobre potenciais recursos de energia fotovoltaica, hidrelétrica e térmica na Nigéria e também está explorando várias abordagens para promover o desenvolvimento desses projetos.

Endereço: Nº 23 John I. Kadiya C1, Asokoro, Abuja

E-mail: tianyuan@powerchina-intl.com

Principais projetos:

1. Usina Hidrelétrica

Usina Hidrelétrica Zungeru de 700 MW

O Projeto de Energia Hidrelétrica de Zungeru é uma instalação hidrelétrica de 700 MW que está sendo construída no curso superior e médio do rio Kaduna, no estado de Níger, na Nigéria. É o maior projeto hidrelétrico em construção na Nigéria. Quando concluída, será a segunda maior usina hidrelétrica do país. Estima-se que o projeto custe 1,3 bilhão de dólares americanos, tornando-o um dos maiores projetos de energia na África a aproveitar as facilidades de empréstimo preferencial do Exim Bank of China.

O local do projeto fica a 77 km a jusante da Usina Hidrelétrica Shiroro existente, a 17 km da cidade de Zungeru e a aproximadamente 150 km de Abuja, capital da Nigéria.

Os principais componentes do Projeto Hidrelétrico Zungeru incluem uma barragem de concreto compactado a rolo (RCC), uma barragem de enrocamento com núcleo de argila com um comprimento total de cerca de 2.360 m, uma casa de força subterrânea localizada atrás da barragem RCC, um canal de fuga e duas estações de manobra em ambas as margens do rio. A elevação da crista da barragem RCC será de 233 m, enquanto a altura máxima será de 101 m. A barragem criará um reservatório com capacidade para armazenar 10,4 bilhões de m3 de água. A casa de força subterrânea será equipada com 4 turbinas hidrelétricas e unidades geradoras de 175 MW cada, com uma capacidade de geração de 2,64 bilhões de kWh por ano quando concluída, o que atenderá a quase 10% da demanda doméstica total de energia da Nigéria. Além da geração de eletricidade, o projeto também pretende fornecer instalações de controle de enchentes, irrigação, abastecimento de água e criação de peixes.

A construção do empreendimento foi lançada em maio de 2013, com previsão de conclusão para o quarto trimestre de 2022.

2. Usina Térmica

Usina Elétrica Olorunsogo II de 750 MW

A Usina Olorunsogo II é um projeto de energia a gás de ciclo combinado de 750 MW localizado em Olorunsogo, estado de Ogun, Nigéria, a 1,5 h de carro de Abeokuta, a capital do estado.

A usina que foi concluída em 2014 e comissionada em 2015 é uma extensão da Usina Elétrica Fase 1 de Olorunsogo de 335 MW. As duas usinas ficam adjacentes uma à outra e ambas foram construídas pela SEPCOIII da POWERCHINA. A Fase II é uma usina de ciclo combinado composta por 4 turbinas a gás (GE Frame 9E), 4 geradores de vapor de recuperação de calor e 2 turbinas a vapor. A capacidade de geração das duas fases combinadas foi de um sexto da capacidade de geração de energia disponível na época, dando um grande impulso à rede elétrica e ao desenvolvimento social e econômico.

Rolar para cima