PELO MUNDO
Indonésia
A POWERCHINA venceu a licitação para o Trabalho de Reparação na Barragem de Jatiluhur na Indonésia em junho de 1995, entrando assim no mercado indonésio e estabelecendo um escritório de representação. Em 2020, a empresa POWERCHINA Indonésia (PT POWERCHINA Indonésia) foi registrada. Nos últimos 20 anos, a POWERCHINA assumiu projetos de conservação de água e energia como seu principal negócio no mercado indonésio e gradualmente se expandiu para a ferrovia, construção de moradias, areia e agregado de pedra, fornecimento de concreto e outros campos. Atualmente, formou a capacidade de desenvolvimento integrado de planejamento, projeto, construção, investimento e operação.
O desempenho de alta qualidade da POWERCHINA na Indonésia foi unanimemente reconhecido pela Companhia de Eletricidade do Estado da Indonésia (PT PLN (PERSERO) e pelo Ministério de Obras Públicas e Habitação, e recebeu o prêmio de Excelente Desempenho Anual da PLN duas vezes.
Até o final de 2021, a POWERCHINA tinha 23 empresas subsidiárias operando na Indonésia e empreendeu mais de 135 projetos com um valor total de contrato de mais de US$ 11,3 bilhões, dos quais 23 projetos ainda estão em construção. A POWERCHINA está envolvida em 5 projetos de investimento direto com um investimento de USD 950 milhões. Os projetos de referência incluem o Projeto Ferroviário de Alta Velocidade Jacarta-Bandung, a Estação Hidrelétrica Batang Toru, o Projeto Jatigede Dam, o Projeto Solar Flutuante Cirata, a Usina Elétrica a Carvão de Bengkulu, a Usina Hidrelétrica a Carvão Sulut-3, etc. o maior projeto hidrelétrico em construção na Indonésia. O Projeto da Barragem de Jatigede é um dos principais projetos de cooperação econômica e comercial entre a China e a Indonésia. O Projeto Fotovoltaico Cirata é o primeiro fotovoltaico flutuante na Indonésia,
Principais projetos:
1. Projeto Ferroviário de Alta Velocidade Jacarta-Bandung




O comprimento de toda a ferrovia de alta velocidade é de 142,2 km, incluindo 76,79 km de pontes representando 54,00% e 16,47 km de túneis representando 11,58%. A extensão do subleito é de 48,94 km, a via sem lastro da linha principal tem 159 km e a via lastrada desta tem 126 km. O projeto inclui 4 estações, nomeadamente Halim, Karawang, Walini e Tegal Luar, um depósito EMU e um centro de manutenção.
2. Estação Hidrelétrica Batang Toru
A UHE Batang Toru está localizada no rio Batang Toru, no sul de Tapanuli, província de Sumatra do Norte, na Indonésia. A Sinohydro, como empreiteira EPC, assinou o contrato com a empregadora PT North Sumatra Hydro Energy, em 20 de novembro de 2015. O escopo do trabalho inclui a engenharia e projeto, aquisição de todos os equipamentos e construção e montagem de um novo 4 × 127,5 Usina hidrelétrica MW.
3. Projeto da Barragem de Jatigede
O Projeto da Barragem de Jatigede está localizado em Sumedang, Província de Java Ocidental da Indonésia (230 km de Jacarta), e é o maior projeto de recursos hídricos da Indonésia. O empregador do projeto é a Direção Geral de Recursos Hídricos e o Ministério de Obras Públicas da Indonésia. O contratante é a Joint Operation (JO) da Sinohydro e CIC* (com uma participação no valor do contrato de 70%:30%). O consultor supervisor é um consórcio formado por cinco institutos estatais de design da Indonésia, e o projetista é o Instituto de Recursos Hídricos e Pesquisa Hidrelétrica de Sichuan, na China. As obras principais compreendem a barragem, túnel de desvio, vertedouro, poço de imersão, saída de rega, tomada de água parte do túnel de cabeceira, galeria de acesso, galeria de betumação e obras hidromecânicas. A cerimônia de apreensão foi realizada em 31 de agosto de
*CIC significa Consórcio de Empreiteiros da Indonésia. CIC inclui PT. Wijaya Karya (Persero) Tbk, PT. Waskita Karya (Persero) Tbk, PT. Pembangunan Perumahan (Persero) Tbk e PT. Hutama Karya (Persero).
4. Projeto Solar Flutuante Cirata
O Projeto Solar Flutuante Cirata é desenvolvido no reservatório da represa hidrelétrica Cirata de 130 km na província de West Java, sudeste de Jacarta, com uma capacidade instalada de 192 MW. O proprietário é uma empresa de projeto estabelecida em conjunto pela Masdar e pela PT. Pembangkitan Jawa-Bali (PJB), uma subsidiária da Indonesia State Electricity Company PT. PLN (Persero).
O escopo do projeto inclui o projeto, aquisição, construção do campo da usina fotovoltaica, instalação da estação, linha de transmissão e baías de expansão da subestação existente oposta, bem como a operação e manutenção nos primeiros dois anos.
5. Usina termelétrica a carvão de Bengkulu
A usina termelétrica a carvão Bengkulu 2×110 MW está localizada a 15 km a sudoeste da cidade de Bengkulu, província de Bengkulu, Indonésia. O dono do projeto é a PT. Tenaga Listrik Bengkulu enquanto as ações majoritárias são de propriedade da PowerChina Resources Limited. Em parceria com o PT. Teknik Lancar Mandiri, Sinohydro é conhecido como um empreiteiro de engenharia, aquisição e construção (EPC) que assinou o contrato com o empregador do projeto em 30 de setembro de 2016.
O trabalho da Sinohydro abrange pesquisa, projeto, fornecimento de equipamentos, engenharia civil, montagem eletromecânica e comissionamento, operação e treinamento para os quatro itens individuais: usina, cais, subestação de 150 kV e linha de transmissão de 24,5 km.
As principais características da usina são duas caldeiras de leito fluidizado circulante, geradores de turbina a vapor de 2 × 110 MW, construção de turbinas e o sistema de equipamentos auxiliares do Balance of Plant (BOP).
A principal obra do cais de descarga de carvão inclui um berço de 8.000 toneladas, descarga e outros equipamentos relacionados. A construção teve início em 25 de outubro de 2016, com prazo total de construção de 36 meses e foi concluída em 28 de junho de 2020 e colocada em operação comercial em 27 de julho de 2020.
6. Usina termelétrica a carvão Sulut-3
Sulut-3 2 × 50 MW Usina a vapor movida a carvão está localizada em Manado, Província de Sulawesi do Norte, Indonésia. Este projeto é uma operação conjunta entre a Sinohydro Corporation Limited e a PT Teknik Lancar Mandiri como empreiteiras EPC. O contrato com o Empregador, PT Minahasa Cahaya Lestari (MCL), foi assinado em 10 de julho de 2018. A PT Toba Bara Energi e a Sinohydro Corporation Limited investiram na MCL com financiamento do Bank Mandiri Indonesia, com a Sinohydro detendo 10% das ações. A MCL obteve um contrato de compra de energia de 25 anos para o projeto.
O projeto é construir uma nova usina de energia movida a carvão equipada com duas unidades de conjuntos de turbinas a vapor de 50 MW, com a Sinohydro assumindo engenharia, projeto, aquisição, construção e 2 anos de operação. O COD da unidade 1 é 21 de fevereiro de 2021 e o COD da unidade 2 é 1º de julho de 2021.
Sulut-3 é o primeiro projeto de investimento IPP da Sinohydro na Indonésia. A empresa formou uma joint venture com a PT Toba Bara Sejahtera Tbk, uma empresa de capital aberto na Indonésia, para investir em projetos IPP.